9 de nov. de 2012

Quadros.

Boa Tarde, Sexta-Feira !!

Mais uma semana encerrando e sei que muitos aproveitam o fim de semana pra dar uma arrumadinha na casa, mudar um pouquinho os móveis de lugar, fazer alguns reparos..
Pensando nisso a postagem de hoje será sobre quadros !!

É muito comum dentro das minhas visitas, ver os quadros colocados de forma inadequada, muito acima ou muito abaixo, espaçados.
Olhem estas dicas ;)


* Antes de começar, tenha em mãos uma furadeira, buchas, parafusos (de preferência, todos número 6), lápis, trena, fita crepe e jornal. Algumas pessoas usam pregos, e outras usam adesivos. São opções não muito confiáveis, melhor não arriscar;
* Se você ainda não tem uma furadeira, compre um modelo à bateria. É mas prático e pode servir como parafusadeira também. Para evitar muita sujeira no local, use um envelope de papel, ou improvise um pacotinho com jornal, e cole-o na parede com fita crepe logo abaixo do local do furo. Também suja, mas muito menos, é mais fácil do que ficar com o aspirador ligado durante a perfuração e você ainda pode fazer tudo sozinho, sem a ajuda de ninguém. E cuidado com os canos. Dê uma olhada no projeto de hidráulica antes, se puder;
* Fique atento em relação à altura. O eixo do quadro (linha imaginária que o divide ao meio) deve estar a 1,60m do piso. Essa é a altura dos olhos de uma pessoa de estatura média. Em geral, quadros altos demais deixam qualquer parede um desastre.
A forma clássica de organizar os quadros em um ambiente é a seguinte:
- Obras de arte de maior importância devem ocupar local de destaque, de preferência uma parede vazia, se essa obra tiver um bom tamanho;
- Quadros atrás do sofá devem ficar centralizados e com o eixo a uma altura de 1,60m, porém a pelos menos 25cm do topo do móvel;
- Obras pequenas devem ser agrupadas e organizadas em uma só parede. O ideal é criar um eixo e montá-las respeitando determinado critério;
- Sobre um aparador, deixe pelo menos 20cm de altura entre o quadro e o móvel.
* Um bom truque para organizar vários quadros em uma parede é fazer moldes do mesmo tamanho em jornal ou papelão. Coloque algumas fitas no verso e espalhe pelo plano onde as obras serão instaladas. Se não gostar, tente organizar mais uma vez. Depois de escolher a melhor posição para cada moldura, comece a furar nos locais onde os quadros de verdade serão montados;
* Outra forma de organizar sua coleção de arte é sobre uma prateleira estreita na sala, que deve estar a 1m do piso. O bacana é que você pode reordenar as peças sem fazer sujeira. E sempre há um espacinho para uma obra nova;
* Não tenha medo de misturar molduras, estilos e tamanhos. Quadros não precisam combinar entre si. Uma coleção de arte em uma sala, por mais modesta que seja, dá personalidade e charme ao lar. As obras precisam ser escolhidas pela afinidade e valor sentimental dos moradores, não exclusivamente pela função estética na decoração.
Agora, as formas de distribuir os quadros com seus nomes "técnicos".
Na ordem as imagens estão como: linha central (horizontal ou vertical), grid, linha abaixo, quadrado (ou retângulo), e uns gabaritos de outros formatos não tão comuns.






Espero que todos tenham gostados e divirtam-se colocando seus quadros na parede.

Um excelente fim de semana !!

8 de nov. de 2012

Almofadas.


Oi gente !!

Ontem, retornando de uma obra na Riviera de São Lourenço, envolta por todo um clima praiano, tive a inspiração pra escrever aqui no blog sobre um objeto de decoração - e por que não dizer um truque - mais que especial..
Belas, aconchegantes, delicadas, suaves,  confortáveis, coloridas, lisas, florais, com ou sem textura, as almofadas são um acessório decorativo imprescindível em qualquer lar. 

Elas existem em vários tamanho e formatos.
E estão sempre na moda não precisando de uma grande quantidade para se transformar em algo novo e belo.
Houve até uma época – década de 70 - que se decorava um sala inteirinha só com almofadões!! 
Era hippie e despojado.
Hoje, precisamos saber decorar bem, exclusivamente, com algumas almofadas.

Numa decoração contemporânea, devemos escolher sempre um número ímpar de almofadas.
Ou seja, três ou cinco almofadas juntas, ficam visualmente mais harmoniosas sobre um sofá do que em pares.
Variem de tamanho.
Almofadas grandes ficam mais bonitas do que um grupo de almofadas pequenas isoladas, e você pode e deve misturá-las (grandes de pequenas).
Os formatos devem recair sobre o típico quadrado e o cada vez mais popular retângulo, em tamanho variado. 
Privilegie tecidos como o algodão e o gorgurão, perfeitos para exibir cores fortes e padrões geométricos e florais, também.




Para uma decoração mais clássica, que requer uma certa simetria e formalidade, um número de almofadas par é ideal e o tamanho deve ser adequado à peça que enfeita – sofá, poltrona.. 
Os padrões clássicos incluem os florais, adamascados, axadrezados, listrados e monogramas.. mas não todos ao mesmo tempo. 
Brinque com a combinação de cores e texturas (veludo, seda..).
Pode expôr almofadas quadradas com almofadas redondas.. aquelas que lembram um tempo passado que gostaríamos que retornasse. 
E nessa caso devem estar em número par.



Tem um estilo mais eclético? 
Então a decoração com almofadas deverá refletir esse ambiente: grandes e expostas em números ímpar (duas numa ponta do sofá e uma noutra, por exemplo) para conseguir um look bem descontraído em sua decoração. 
O estilo eclético define-se pela sua diversidade e excentricidade onde, aparentemente, nada combina – no caso das almofadas, pode perfeitamente escolher um grupo de cinco todas diferentes em termos de textura e padrões, mas faça questão de optar por uma cor que funcione como o elo nesse composê.



No Verão opte por capas em tons mais claros e em tecidos frescos. 
No Inverno volte a colocar as capas em tons mais escuros e em tecidos quentes e aconchegantes. 
Da mesma forma que pode ter capas sazonais para o Natal e a Páscoa.

Evite combinar as cores das almofadas com a cor do objeto que adornam (cama, sofá, cadeira..), ou seja, prefira tons complementares e que estejam presentes nas restantes cores do ambiente. 
Sofá marrom – nunca almofadas marrom!! 
Por exemplo: numa sala de estar dominada pelo laranja, bege e castanho chocolate, não faz muito sentido decorar com almofadas azuis. 
Mas se você quiser, coloque-as!!
O contraste é fundamental na questão decorar com almofadas.



Em espaços que foram decorados com cores neutras e/ou monocromáticas, não precisa mais do que uma mão cheia de almofadas numa cor sólida e dramática para dar um toque final exuberante. 
Sala em preto e cinza, chama a atenção com algumas almofadas vermelhas!!




Seu quarto está lindo. 
Mas, ainda parece que falta algo de especial?
Adicione à cama um composê de almofadas, mas diferentes em termos de tamanhos = conforto e aconchego, imediato!!



Não esqueça das almofadas nas varandas. 
Lá, elas são especiais sendo utilizadas para tornar ainda mais confortáveis os ambientes de exterior existentes nas varandas, terraços, jardins e pátios. 
As cores vibrantes animam qualquer espaço lá fora, e, para um impacto ainda mais forte, escolha cores que não são habitualmente utilizadas no exterior – caso do branco, preto e cinza. 
A vantagem das almofadas é que as capas saem e podem ser facilmente lavadas!!



Não coloque as almofadas exclusivamente nos lugares tradicionais como sofás e camas.
Pense também em inventar.
Escolha modelos de grandes dimensões, por exemplo, para colocar no chão, num recanto junto à lareira, no quarto das crianças ou num nicho reservado à leitura no escritório.

Outra ideia fantástica: as almofadas podem ser experimentos perfeitos para fazer o ‘test-drive’ de uma nova cor em casa. 
Ou seja, quer incluir o laranja ou o vermelho na sua decoração, mas não tem a certeza se vai gostar? Comece pelas almofadas. 
É uma opção segura, certa e econômica.



Criatividade sempre!! 
E utilize almofadas para decorar locais inesperados: colocadas sobre um banco no lavabo, empilhadas no chão num recanto do corredor ou nas cadeiras da cozinha.

Pra finalizar, as lindas almofadas das imagens a seguir, estão à venda na DECORATA:










Espero que tenham gostado da postagem "aula" sobre almofadas.

Um bom resto de semana pra todos !!

Rosane Nunes.