21 de ago. de 2012

Tapetes. Tudo sobre eles.

Têm alguns detalhes na decoração que podem passar despercebidos por nós, mas são super importantes para finalizar o visual daquele ambiente.
O tapete é um deles, que pode ser uma escolha de peso para compôr por exemplo, a sala de estar, trazendo mais conforto e aconchego.
Pra escolhermos o modelo que mais combina, devemos analisar a decoração, os materiais e os móveis que já foram ou serão comprados.




Segundo pesquisadores, o primeiro tapete foi feito há aproximadamente 2.500 anos, no Irã.
Mas a origem exata é um pouco difícil de ser determinada por naquela época os tapetes serem feitos de lã, seda e algodão, que são materiais que não resistem ao tempo.
O famosíssimo tapete persa é a principal manifestação artística desta cultura. em suas tramas encontramos ramos de videira, arabescos, palmeiras, nuvens e medalhões com figuras geométricas.
Já os tapetes turcos, geralmente representam animais e humanos.
Os tapetes eram fabricados com lã e algodão. Os de seda, mais raros e menos duráveis, eram colocados em paredes como tapeçaria. Os tapetes de algodão, já eram utilizados em ambientes mais populares.
Hoje em dia a produção persa é totalmente mecânica, e os trabalhos manuais encontrados, alcançam status de arte e valores elevados.
Apesar de ser o mais conhecido além do tapete persa, existem padronagens da Índia, Turquia, nepal, egito, China, Líbano e Israel.







No Brasil podemos encontrar diversos tipos.
Se você procura uma opção pra decorar seu espaço, o tapete liso já faz uma grande diferença !!
Pra quem não tem tempo de cuidar, a compra ideal é a de tapetes em materiais práticos e fáceis de limpar. Os sintéticos são ideais, pois podem ser lavados à seco e duram muito.
Para os alérgicos, a boa notícia é que o sisal, um dos materiais da "moda", não costumam acumular poeira e ficam ótimos em ambientes externos.
Se for deixar seu tapete muito exposto ao sol, procure um de material com proteção ultravioleta, e os tapetes de couro, apesar de lindos, sofrem alterações quando diretamente expostos.






DICAS !!

- Na sala de jantar, deixe o tapete bem no centro. Escolha um tapete maior, com atenção ao espaço das cadeiras para que não fiquem "bambas" pelo desnível.
- Na sala de estar, deixe uma margem de 30cm ao colocar sob o sofá.
- Para o ambiente mais leve, use uma cor mais escura que o sofá, sempre em tons mais neutros.
- Se o sofá for colorido, use um tapete liso, com um dos tons presente na estampa.




LIMPEZA !!

- Aspire diariamente para retirar gordura e pó. Isso evita problemas respiratórios e ajuda na conservação.
- Capachos e tapetes de banheiro ajudam na conservação dos tapetes maiores, pois retém a maior parte da sujeira trazida de outros cômodos ou da rua.
- Tapetes em materiais sintéticos podem geralmente receber a lavagem à seco.
- Tapetes mais delicados precisam de atenção especial. Se possível, lave-o numa lavanderia especializada.
- Ao cair algum líquido ou comida no tapete, limpe imediatamente.
- Diversos anti-manchas que encontramos em supermercados podem ser usados para prevenir estragos permanentes.
- Na falta de um produto específico para o seu tapete, use uma esponja com sabão neutro e algumas gotas de amoníaco. Depois de seco, aspire dos dois lados.




Gostaram ??

Agora com essa aula sobre tapetes que tal escolhermos um para sua sala ??
Ou para o quarto mais aconchegante ??

Na DECORATA além de darmos toda a assessoria para a compra da sua nova peça de decoração, temos a linha completa dos tapetes São Carlos !!
Entrem em contato conosco (13) 3329-6869 ou pelo email rosane@decoratamoveis.com.br
Logo teremos todos os tapetes disponíveis também em http://www.decoratamoveis.com.br/loja/

Uma Terça-feira mais colorida à todos !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário